sexta-feira, 1 de maio de 2009

Como fazer o e-mule funcionar

Muita gente me diz que deixou de usar o e-mule "porque aquela naba nunca conecta". O que acontece é que, com o passar do tempo, os servidores que aparecem na listagem inicial do programa são fechados, ou a lista fica cheia de servidores "fake", que não trazem nenhum resultado decente na busca por arquivos.

Qual a solução então?

Existe uma opção no e-mule onde você especifica um endereço web para que, sempre que o programa for iniciado, ele baixe um arquivo de servidores atualizado.

Um endereço que retorna uma recente e enxuta relação de servidores confiáveis e funcionais é o serviço do site Peerates.net. Para configurá-lo em seu emule siga os seguintes passos:
  1. Com seu emule aberto, vá em Preferências.
  2. Selecione a aba "Servidor".
  3. Desmarque as opções "Atualizar lista de servidores ao conectar a um servidor" e "Atualizar lista de servidores ao conectar a um usuário".
  4. Marque a 1ª opção ("Atualizar lista de servidores ao iniciar") e clique no botão "Listar"
  5. Irá abrir uma janela do bloco de notas. Dentro dela, simplesmente cole o endereço http://www.peerates.net/servers.php, sem as aspas, salve o arquivo e feche a janela.
  6. Dê OK na janela de preferências.
  7. Feche completamente o programa (verificar se ele ainda não se encontra minimizado na bandeja de ícones ao lado do relógio!) e abra ele novamente.
Pronto. Se tudo deu certo, você poderá conferir que na aba "Servidores" existe agora uma pequena lista de uns 8 servidores em média.

DICA: O melhor deles é o eDonkeyServer nº2. É o que tem mais gente conectada, e portanto mais arquivos. Ao tentar conectar nele às vezes pode aparecer a mensagem de que o servidor está lotado, mas tente conectar mais algumas vezes em seguida que ele logo conecta. Para dar prioridade a ele, clique sobre o dito cujo com o botão direito, sleecione Prioridade -> Alta.

Lembre-se que uma boa conexão no emule também depende da liberação de portas no seu modem ou roteador. Se o seu emule vive com uma venda nos olhos, estilo burro cego, é sinal que você está com as portas do modem/roteador fechadas, o que causa uma enorme queda de velocidade. Para aprender como abrir as portas no modem/roteador, vá ao Google e digite algo como liberar portas emule [seu_modelo_de_modem_ou_roteador].

Enjoy!

2 comentários:

Anônimo disse...

Jãooooooooo adorei esse post huauhauhauhahuaauha acho que fazia um ano que nao abria o emule por causa disso mesmo kkkkk valheu!

ps... meu blog agora é esse

Sam disse...

Thank you for the work you have put into your nice blog. We will bookmark to your blog because it is very informational. We love the site and will come back to see your new posts.